segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Migrando para o Google Chrome

Diário de bordo, Segunda-Feira 3 de Novembro de 2008 00:43

Após o lançamento do Google Chrome, o navegador da Google, muitas pessoas passaram a utilizar o navegador buscando conhecer mais sobre suas características.
Eu fui uma destas pessoas, no dia do lançamento do Chrome eu já havia baixado uma versão dele e instalado no computador da empresa onde trabalho, desde então tenho utilizado somente o Chrome para fazer minha navegação na referida empresa.
O que mais me agradou foi a interface extremamente limpa que o Chrome apresenta, até hoje não senti falta alguma da barra de menus!
Neste exato momento estou fazendo o checkout do código fonte do Chrome para poder dar uma lida e tentar conhecer um pouco mais sobre o mesmo (aviso aos navegantes com conexões ruins até o momento o código fonte do chrome está ocupando cerca de 254MB do meu HD, estou praticamente no fim da árvore de diretórios, então o tamanho total deve ficar neste patamar).
Um ponto interessante sobre a obtenção do código-fonte, é que a própria Google disponibiliza ferramentas para fazer o download inicial do código-fonte. Particularmente não utilizei elas pois estou utilizando outro software para SVN o TortoiseSVN.
O que mais me animou a fazer o download do código do Chrome foi a documentação que é disponibilizada no site do projeto (toda a documentação que encontrie estava na língua inglesa). Apenas passando os olhos rapidamente pelas famosas seções: "Getting Started" pude conhecer a estrutura de diretórios, o que tem em cada diretório e um pouco mais sobre as engines de rederização de páginas e da arquitetura utilizada no Chrome.
Assim que entender um pouco mais sobre o código-fonte do Chrome volto a postar sobre o assunto.

Vou inserir alguns links interessantes para os que estiverem dispostos a se aventurar pelo código-fonte do Chrome:

Nenhum comentário: